Musik

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Música #03 - Massive Attack


Fala galera!

Voltando com dica musical...e essa é das fortes! ;D
Já tem algum tempo que eu aprecio o trabalho dos caras do Massive Attack, que estiveram essa semana aqui no Brasil (e, infelizmente, eu não pude conferir ao vivo...) e me pego perguntando muitas vezes: "Por que ainda não sugeri Massive Attack no blog???"

Bem...aí está...hahaha....e venho com a sugestão de uma música que mexeu muito comigo desde a primeira vez que vi e ouvi!
As letras da banda, em geral, não seguem um padrão lógico...eles possuem um som bastante original, com suas bases no Trip-Hop e em experiências com sintetizadores e outras deformações eletrônicas de sons dos mais diversos tipos.

Confiram aí então, Butterfly Caught...

MASSIVE ATTACK - BUTTERFLY CAUGHT

http://www.youtube.com/watch?v=aXx3qb4H0po

Massive Attack é uma banda de trip hop inglesa, formada na cidade de Bristol no ano de 1988. Os seus membros são "3D" (Robert Del Naja) e "Daddy G" (Grant Marshall).
Del Naja é um dos fundadores do Trip-Hop de Bristol e membro da banda Massive Attack, que estourou com seu primeiro álbum em 1991. Blue Linesm para elogio considerável dos críticos e ouvintes afins, foi uma mistura de hip-hop, jazz e soul, com batidas desaceleradas e densas, que deu muito certo e influenciou várias bandas. Nascia a cena trip-hop em Bristol.
O segundo álbum lançado em 1994, Protection, caracterizou mais o uso de instumentos de corda e uma adicional batida dub, além da participação da vocalista Tracey Thorn, da banda Everything But The Girl.
O álbum seguinte do Massive Attack, entitulado Mezzanine, lançado em 1998, caracterizou-se por ter mais presentes as guitarras na base das músicas, possuindo uma atmosfera mais sombria e densa do que os álbuns anteriores.
100th Window em 2003, o quarto álbum do Massive Attack, era definitivamente para ser um projeto solo de Del Naja. Atraiu muitas críticas positivas, como a da Stylus Magazine, que dizia: "O 100th Window é uma Obra-Prima do seu gênero" e "...Soa fresco e maravilhoso".
Em 12 de novembro de 2009 é lançado Heligoland, marcando o retorno de Daddy G - então afastado da atuação efetiva na banda, cuidando mais da parte de produção musical - e trazendo de volta a sonoridade acústica perdida em partes no álbum anterior.
Há rumores de que em 2011 não será lançado um novo album, mas uma série de EPs com seu material novo.

***Discografia***
1991 - Blue Lines
1994 - Protection
1998 - Mezzanine
2003 - 100th Window
2010 - Heligoland


Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Massive_Attack
http://en.wikipedia.org/wiki/Massive_Attack

É isso aí...o som dos caras realmente supreende...pode soar estranho a princípio, mas um apreciador de boa música logo conseguirá sentir o "feeling" que Massive Attack transmite...
Tanto que, quem assiste ao programa da Rede Globo "Fantástico" vai notar que suas músicas são usadas diveeeersas vezes como tema de fundo de várias matérias...o som deles também aparece na trilha sonora de muitos filmes de considerável repercussão, tais como "Matrix" e "Cão De Briga (Danny The Dog, em inglês)". Vale a pena conferir, garanto!

Espero que curtam e bom proveito... ;7

"Darkened skin, afraid to see, radiate, open lips, keep smiling for me"

Nenhum comentário:

Postar um comentário